Koração

.

Eu acordo e escovo os dentes, faço o que preciso e depois acordas as duas. Me arrumo. São dez minutos e quarenta e sete segundos botando a roupa, marco. Depois, me olho no espelho: sou uma cebola.

Na camada mais externa – o paletó, a calça e a gravata.

Preparo o café da manhã, são torradas e pão com manteiga. Um pratinho com queijo. Dois copos de leite. Deixo o café coando. Acordo as duas outra vez. Um beijo em cada uma e elas já estão se aprontando e sem tirar a cama das costas, vão marchando para o banheiro e logo depois para a cozinha, uma de cada vez.

A segunda camada – a camisa social branquinha.

As duas pegam suas torradas, pergunto: alguém quer Café com Leite? Ouço um sim. Pego a cafeteira e sirvo sobre o copo de leite. Ela não segura o copo com firmeza e tudo vai direto na minha segunda camada, na camisa outrora branca. Eu tento não me irritar.

Sinto a terceira camada me irritando – a roupa de baixo, a cueca.

Não é só isso, sinto que tá tudo uma bagunça. E que elas não dão valor a todo meu sacrifício diário para com elas. Mas fico quieto. O sol começa a aparecer pela janela, já estamos nos atrasando – culpa delas. Mas aí, a mais novinha fala assim: “sol, sol” e sai correndo. Volta com um desenho na mão e me entrega.

Um sol amarelo pintado de giz no canto (com uma marcação ao lado: sol), nuvens (céu), um cara grande e gordinho (papai) e duas garotinhas (eu e ela) e um coração vermelho (de giz) no meio. Minha camada mais profunda é um coração escrito com a caligrafia de uma criança ao lado, dizendo: koração – com K de Karine & Karla.

E um tempo depois a gente sai de casa, eu as deixo no colégio e vou para o trabalho. Feliz. Num dia bom, em que o amor vence o peso e irritação da rotina.
.

4 comments

  1. Paula Ceccon · Agosto 25, 2010

    adorei o texto, danilo!

  2. Susana Welter · Agosto 25, 2010

    Liiiindo. As crianças têm o poder de nos deixar felizes com um desenho e um “koração”. Parabéns

Deixe uma Resposta

