Onde

 

  Eu sempre quis visitar o Japão. O interior do Japão, gostaria de saber como são as cidades periféricas. Como as pessoas vivem. Se são mais calmas. Se são ignorantes. Se são asseadas. Gostaria de saber se a paisagem é tão bonita quanto me parece quando eu penso no país.
  A Noruega ou a Islândia também me interessam. Deve ser no mínimo interessante passar um tempo em lugares onde a diferença de salário entre o gari e o presidente é igual a diferença entre o salário de um gari daqui e do meu pai – que não é lá muita coisa, digo logo. No mínimo, as pessoas enxergam e julgam coisas e pessoas de forma diferente.
  E a américa do sul então? Planejo uma fuga. Planejo não, sonho com isso: ir para o Uruguai. Não que lá seja melhor que aqui, mas algo me atrai, nem sei dizer o quê. Talvez uma professora muito querida de espanhol. Talvez o grandecíssimo Eduardo Galeano. É, das duas, um abraço.
  A Austrália me parece interessante. Acho que é um lugar mais místico do que os lugares ditos místicos. Tem alguma coisa aborígene que me puxa o instinto e faz com que a gente procure ouro no meio de um monte de areia. É mais ou menos isso, ninguém valorizou muito um povo “primitivo” por anos e então, de repente, eles têm uma religiosidade de alta complexidade. Algo que vai além de acreditar em Deus, apenas.
  Já a África do Sul, me chama por muitos motivos. É um lugar diferente. Em que as misturas tendem a acontecer muito lentamente – mas acontecem. História. Beleza. Diferença. É quase o oposto da Noruega, é o semelhante do aqui – que não é aqui. Tenho interesse pelos outros nós que nada se parecem com nós mesmos.
  Tem tantos lugares no mundo. A vida é muito mais do que essa coisa em que vivemos. Mas a porta da minha sala está trancada e eu não consigo achar as chaves. Procuro e não acho. A única saída possível seria a janela – e eu estou no décimo sexto andar. 

 

Deixe uma Resposta

