A Aula

 

  De vez em quando a gente acorda diferente. É difícil ser didático sobre acordar diferente, simplesmente acontece, aposto que já aconteceu com você. Um dia, eu cheguei a simples conclusão de que estava tudo errado. Não era isso, era pior: estava tudo chato.
  Eu fui para a aula diferente, naquele dia. Eu sabia que seria diferente. Eu levei um material diferente. Entrei na sala e me sentei. Não eram muitas pessoas, mas rostos parecidos, tudo muito parecido. Então eu me levantei e perguntei em voz alta:
– Qual a diferença entre a virtude e o vício?
  Ninguém me respondeu. Puxei um cigarro e comecei a fumar dentro de sala. Alguém logo levantou a mão e respondeu:
– O vício faz mal à saúde.
  Eu balancei a cabeça, aquilo estava erradíssimo. Puxei outras coisas da minha bolsa. Ingeri todas elas ao mesmo tempo.
– Isso não é verdade, o vício pode causar tanto mal quanto a virtude – preste bastante atenção e você perceberá que eles são equivalentes com a única diferença de que o que é vício é visto com maus olhos pela sociedade e o que é virtude parece… Divino.
  Rapidamente, eu já estava vendo um dinossauro no fundo da sala. Virei para o quadro e ele era um aquário escuro com um tubarão dentro. Quando virei cada individuo no recinto tinha características marcantes como tromba de elefante no lugar do nariz, hélice de helicoptero no lugar do cabelo, uma cabeça de dinossauro. Também estava o Homer Simpson, caramba, era muito parecido com o Homer aquele cara amarelo. Depois apaguei.
  Quando acordei, não sei muito bem onde estava, mas um aluno veio falar comigo assim que me viu: ele me disse que nunca esperava ter uma aula daquela no curso de Arquivologia. Disse também que foi a melhor aula da vida dele. De todos eles.

  

One comment

  1. Bella · Maio 20, 2010

    Por que isso não me é estranho? Acho que tive um sonho parecido, uma sala de aula, pessoas com rostos de animais diferentes. Mas isso faz muito tempo.

Deixe uma Resposta

