Ré Menor

 

  Eu tirei os óculos dela. Botei em cima do rádio. Aliás, naquela hora não tava tocando nada. Quer dizer, ela só ficava me olhando, assim, triste. Ela me deixou triste. Olhava pra baixo, pra mim, pro lado. Eu não a conhecia. Sentia que meus dedos já tinham tocado seu corpo, seu rosto, sua alma. Eu sentia como se nós já tivéssemos feito muito, mas eu nem a conhecia.
  Não sei como ela terminara ali, no meu apartamento. Não sei mesmo. Olhei em volta. Mesa. Rádio. Óculos. Copo vazio. E eu sentei na cama. Ela continuou parada no canto. E me olhando. Com aquela cara de: preencha meu vazio. Preencha meu vazio. Como se fosse fácil. Como se fosse. E quem preencheria o meu?
  A televisão estava quebrada. A cama também tava com tábua solta. O piso precisava ser varrido. E o copo estava vazio. Eu não saberia como preencher um vazio com corpo – cansado, inútil, delirando, eu era um inválido. Então, teria que ser com a mente, pensei.
– Sabe, a tristeza mais triste é a solitária. E o tom mais triste, é Ré menor.
  Ela não sorriu, mas se mexeu. Veio até mim, veio e me deu um beijo na parte de trás da minha orelha. Depois disso, as cores são todas turvas, as coisas são todas desfocadas, as pessoas são notas musicais que não existem.
  Eu acordei de manhã. Olhei pela janela. Fumei um cigarro. E as notas se formaram automaticamente quando pus as mãos no piano. Uma música em ré menor me abraçou. Me abraçou. Seus dedos brincaram com meu cabelo. E eu olhei a minha volta e as coisas quebradas e vazias me encheram.
  Mas solidão não é sinônimo de tristeza. E eu percebi isso. Estalei os dedos. E virei para frente, para os cabelos encaracolados dela:
– Nós construímos outro planeta.
  E isso é o suficiente, por enquanto.

 

Deixe uma Resposta

