Tempo pra escrever

 

  O vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, revelou em entrevista a BBC que não perde mais do que 30 minutos para escrever suas letras.
  O músico admitiu que já perdeu muito tempo para compor, mas que com a experiência, sabe que se alguma letra demora mais do que meia hora para ser produzida ou pelo menos elaborada, é porque é uma idéia que está tomando o lugar de outra melhor.
  “Por já escrever a muitos anos, muitos discos e por diferentes razões, não consigo demorar mais de meia hora em apenas uma letra”.
  “Se as coisas não acontecerem rapidamente, eu não faço. Porque isso significa que há alguma outra coisa que seria feita de maneira rápida e que o atingiria como um raio”, explicou Vedder.

[link da notícia acima] – vi no comentário do Fábio numa tirinha do (magnífico!) RYOTiras!
________________________________________________________________________________________________________________

  Acho que ninguém precisa que eu explique que Eddie Vedder é o cara, né? E eu acho que ele tem toda a razão nisso aí! É quase uma dica que eu do, pra quem gosta de dicas: não demora muito pra escrever. A maioria das coisas que eu escrevo surgem de uma idéia e muitas vezes eu começo a partir dessa idéia (geralmente o final da história) e depois escrevo o resto rapidinho, antes que mais pensamentos venham e me confundam e me façam travar a história.
  E eu não “inventei” essa teoria de escrever quando vier, de escrever rápido. Eu nem sabia que o Eddie Vedder (um dos meus ídolos) fazia assim – embora suspeitasse, porque tem uma música dele que ele escreveu numa viagem curta de carro e depois disse que se a viagem fosse maior a letra teria sido mais elaborada… -, mas um poeta que eu gosto pra caralho me ensinou isso: Octavio Paz [tá, o link que eu tinha, está corrompido agora…], bem, não tenho como comprovar, mas pelo que me lembro de ter lido, ele escrevia em poucos minutos seus poemas pra dar rítmo à poesia, pra parecer vivo ainda. Posso estar errado e ter inventado isso (já que o link não funciona…), minha imaginação é muito fértil.
  De qualquer jeito, fica essa dica, não importa, eu, vedder ou paz, escrever rápido dá uma vivacidade ao texto e capta o principal ponto do insight que você teve ao botar rápido no papel (ou computador…). Claro, não é nada obrigatória, é só uma dica pra muita gente – seja escritor ou sei lá, engenheiro. Os erros, as imperfeições, ficam pra ser corrigidas depois.
  Com esse pensamento, eu, J.D. Crespo pretendo escrever um livro em um mês (a vontade é toda minha, mas a inspiração veio do NaNo). Esse site estimula que pessoas escrevam romances de 50.000 palavras em um mês – não precisa ser obra de arte, o mês seguinte é pra revisão e edição. Eu sempre quis escrever meu romance, tenho duas grandes idéias (sendo uma delas, entítulada “Doce Declínio”) e a partir disso, peguei o mês de fevereiro pra escrever o meu romance – Chuva dos Sonhos.
  Demorei um pouco pra começar, mas agora acho que engatei. Só escrevi 2000 palavras em três dias, mas estou cada vez mais inspirado e entusiasmado. No entanto, o blog ficou meio de lado por causa disso, né… Mesmo que rápido, é difícil tirar minha cabeça da minha grande história. Então, meus leitores (haha, Fernanda H.! Outros Colunistas! Gabriel M.! Lucas L.! E você aí!) não esperem muito por aqui nesse mês não… Ainda vai ter bastante coisa dos outros colunistas eu espero, mas o que eu quero mesmo é escrever esse romance! Então, beijos e abraços e até março com o livro pronto!

   

4 comments

  1. vörös · Fevereiro 4, 2010

    Eu quero ele de presente de aniversário!

    • Dos Sonhos · Fevereiro 4, 2010

      nem vem, eu já to te devendo um conto.

      O livro as pessoas terão que comprar hahahah

  2. maracuja · Fevereiro 8, 2010

    bom livro pro senhor!

  3. Anamel · Fevereiro 10, 2010

    Eu compro!!!! Adorei!!! E como você não precisa de sorte, desejo determinação!! E mal posso esperar pra ter esse livro nas mãos… =)

Deixe uma Resposta

