O Letreiro

 
A: A gente sentando aqui, nessas pedras, de noite…
B: Pare de falar desse jeito gay. (risos)
A: Não, cara, sério, tá me lembrando de um conto da Lygia Fagundes Telles.
B: Porra, Lygia Fagundes Telles, não tem tipo uma novela baseada no que ela escreveu?
A: (risos) É, acho que tem…
B: Ciranda de alguma coisa.
A: É, é, da globo pelo menos.
B: E daí? É novela das seis, é uma bosta.
A: Sei lá, a Lygia é famosa, você queria o quê?
B: Ah! Nem vem. Rubem Fonseca é famoso, mas não tem novela da globo com conto dele.
A: Mas tem série da HBO.
B: Então, muito melhor! (risos) Ei, me promete uma coisa.
A: Fala.
B: Nenhum conto ou livro seu vai virar novela.
A: Tudo bem, mas vai pensando baixo, eu só tenho um blog.
B: Mas você escreve bem, de verdade. (silêncio)
A: Eu tava falando de alguma coisa…
B: Do conto da Lygia Fagundes Telles que você lembrou.
A: É, isso. Bem, a gente aqui, vendo só parte daquele letreiro, me lembrou mesmo.
B: Como é o conto?
A: São dois amigos sentados num lugar assim e eles só conseguem ver parte de um letreiro.
B: Não compare nós dois com esses dois. Nossa amizade é incomparável. Você é meu irmão.
A: (risos) É, é.
(silêncio)
B: E eles ficam olhando e quê que acontece?
A: Não sei nunca cheguei a ler o final.
B: Como assim?
A: Comecei a ler o conto e parei.
B: Porra e como você lembra dele?
A: Eu queria ter terminado de ler.
(silêncio)
A: Não tenho conseguido escrever, me sinto um grande mentiroso.
B: Como assim?
A: Não consigo, sabe? Quando eu escrevo, eu invento, as coisas não soam verdadeiras.
B: Pra mim elas parecem verdadeiras, você escreve bem.
A: É, mas a diferença é que quando “A” fala, de algum jeito, eu, o escritor, isto é, ele, “A”, já sabe o que “B” vai responder.
B: Não entendi porra nenhuma. Já disse, parece verdadeiro pra mim.
A: Mas não parece verdadeiro pra mim mesmo.
(silêncio)
B: Então, escreva a verdade.
A: Não consigo, são mundos tão diferentes e eu não consigo.
B: Misturar faz mal (risos).
A: (risos) Pois é, pois é.
B: Mas, sério, porque você não escreve, sei lá, essa conversa nossa, porque não transforma ela em uma de suas histórias?
A: Eu vou, na verdade, eu já transformei.
B: (risos) É? E qual é o problema?
A: Os personagens são fictícios.
B: Ah… É?
A: É.
B: Eu não sou fictício, eu não me sinto fictício.
A: Mas você é. Não existe nem um letreiro no horizonte.
B: Existe sim, aquele ali, com seu nome, você: a grande estrela.
A: (risos) Cala a boca.
B: (risos) Vem calar.
A: Você que pediu.

FIM

droga.

5 comments

  1. Leandro · Janeiro 23, 2010

    Olá, Estou montando uma comunidade nova para divulgar o maior número
    possivel de blogueiros no orkut, estou te convidando:
    se tiver interesse divulgue seu blog lá também e Aumente Suas Visitas:

    Blogosfera – Brasil – (Nova comunidade de blogueiros)
    Divulgue seu blog lá!

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97889392

  2. ingrid taiane · Janeiro 23, 2010

    excelente ! você escreve muito bem.
    e obg pela visita no meu blog.
    beijo

  3. maracuja · Janeiro 26, 2010

    normalmente tenho preguiça de comentar pq SEMPRE ta logado no seu nome então resolvi anarquizar a porra toda hahahah adorei esse… e q conto é esse da Lygia? A e ela é foda… foda-se q tem novela dela e filme… ass meninas.. beijo
    e adorei adoro personagens ficticios q existem.

    beijo nid.

    [consertei pra você, irmãzinha querida]

    • Dos Sonhos · Janeiro 26, 2010

      O Conto é “A Testemunha”. E eu ainda não li hahahaahahah.
      E eu não gostei desse negócio não, “O letreiro”, texto ruim. Quero mudar o final.

  4. Bella · Janeiro 27, 2010

    Escrever é complicado às vezes mesmo.

Deixe uma Resposta

